Budismo – Alma, Reencarnação, Autoestima e Deus

Por: Ryath (intuído e inspirado pelos mentores)

Certa vez fiz uma entrevista com a psicoterapeuta budista e escritora Bel Cesar, e também assisti alguns vídeos do filho dela, que é um Lama, uma encarnação reconhecida pelo Budismo, e ele viaja pelo mundo e fala diversas línguas ensinando o Dharma. (links no final do texto)


Uma coisa que eu notei é que o Lama Michel Riponche, o filho da Bel Cesar, ele usa os termos alma, que designar o continuum mental ou a mente muito sutil.


O continuum mental é o que passa de um corpo para o outro, de uma vida para a outra, que é eterno, é o que continua, por isso o seu nome.


Então o que acontece é que o continuum mental, é a mesma coisa que o que outras crenças chamam de alma.


Lama Michel Riponche, ele também usa o termo reencarnação.
Fora do Brasil o Budismo se unifica com outras crenças, e não existe problema em usar esses termos: alma e reencarnação.


Aqui no Brasil o Budismo cresce de forma fechada, sem se unificar, então são muito mal vistos os termos: reencarnação e alma.


Muitos afirmam que não existe alma, apenas o continuum mental, que é a mesma coisa.  


Também afirmam que não existe reencarnação, mas sim o renascimento em outras vidas.


O renascimento e a reencarnação são a mesma coisa, apenas existe uma linhagem  diferente para tratar esses conceitos, e a mesma coisa é com a alma e continum mental.


Aqui no Brasil muitos budistas também acreditam que não se deve buscar a autoestima, e a entrevista que fiz com a Bel Cesar era justamente sobre autoestima, afirmando que ela existe e os Lamas budistas tem muitos ensinamentos sobre isso.


Assim o Budismo no Brasil se diferencia de outros locais do mundo, ele até tem sido tratado como uma religião ateísta, isso por diversos monges inclusive, quando na verdade o Budismo não é teísta ou ateísta, ele simplesmente não entra nessa questão.


Muitos budistas se confundem e hora afirmam que o Budismo não é ateísta, e outras hora negam a existência de Deus, pois não é questionada essa contradição.

Links da entrevista e do vídeo do Lama Michel:

Entrevista com Bel Cesar sobre o Budismo e a Auto-Estima

 

 

Você também pode se interessar por: